III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional

Universidade de Coimbra – Portugal

24, 25 e 26 junho de 2020

O Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra, o Departamento de Espanhol, Português e Estudos Latino-americanos do King’s College London (KCL) e o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) têm a satisfação de anunciar a realização do III SINEPLA – III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional, a ser realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal, nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2020. O evento terá por tema “Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas” e será constituído por conferências, mesas-redondas, comunicações individuais e pósteres.

Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas

O português é hoje língua (co)oficial de nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e da Região Administrativa Especial de Macau. Em convivência com várias outras línguas nesses países e presente em diferentes esferas sociais e em níveis de proficiência diversos, o português pode ser caracterizado como uma língua pluricêntrica, usada em vários centros interatuantes e apresentando normas nacionais próprias em cada um desses contextos.

Assumir a dimensão pluricêntrica da língua portuguesa do ponto de vista político-diplomático e do ponto de vista técnico demanda reflexões críticas sobre a valorização de diferentes variedades linguísticas, da preferência por determinados repertórios linguísticos para a participação cidadã, local e global, e para a gestão de ações linguísticas e educacionais em âmbitos nacionais e internacionais. Abarcando contextos em que a língua é aprendida como segunda, estrangeira, de herança ou de acolhimento, o português é, na perspetiva do aprendente, uma língua que se adiciona ao repertório que já possui, possibilitando-lhe ampliar as oportunidades de participação em práticas sociais que acontecem nessa língua.

De acordo com o International Bureau of Education (IBE), instituto da UNESCO especializado em conteúdos, métodos e estruturas educacionais, a adoção do termo ‘língua adicional’, em vez de outros termos como ‘segundas línguas’ ou ‘línguas estrangeiras’, ocorre por várias razões:

[o]s estudantes podem na verdade estar aprendendo não uma segunda, mas uma terceira ou quarta língua. ‘Adicional’ se aplica a todas, exceto, claro, a primeira língua aprendida. Uma língua adicional, além disso, pode não ser estrangeira, já que muitas pessoas no seu país podem falar essa língua rotineiramente. O termo ‘estrangeiro’ pode, com efeito, sugerir estranho, exótico ou, talvez, alheio — todas essas conotações indesejáveis. Nossa escolha do termo ‘adicional’ sublinha o nosso entendimento de que línguas adicionais não são necessariamente inferiores ou superiores, nem substitutas para a primeira língua de um estudante. (ELLIOT et al, 2001, p. 6[1])

Com a criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP, 1989) e, posteriormente, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP, 1996), a língua portuguesa foi definitivamente assumida pelos Estados de língua portuguesa como património comum, fator de congregação de vontades e destinos. A partir de 2010, ano em que foi firmado o Plano de Ação de Brasília, ao pluricentrismo aliou-se a vontade de adotar uma gestão supranacional das políticas para a língua portuguesa, partilhada por todos os Estados em igualdade de circunstâncias, da responsabilidade do IILP. Dois grandes projetos, entre outros, conformam esta nova consciência de pluricentrismo e gestão partilhada: o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC – http://voc.cplp.org/) e o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE – http://www.ppple.org/).

Num momento em que se avalia o crescente valor económico do português[2] e em que os decisores políticos consagraram o português como língua pluricêntrica, importa saber em que se consubstancia o pluricentrismo, o que ele significa para os seus falantes, que implicações  traz para a investigação linguística e literária, para a formação de professores, para as práticas de ensino e para possíveis acordos entre sistemas de avaliação. Estes são debates centrais e estratégicos para a formação dos profissionais em língua portuguesa, e o III SINEPLA “Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas” propicia uma oportunidade de convivência e troca de ideias para a reflexão sobre esses temas.

  • formação de professores de português como língua adicional (PLA);
  • ensino e avaliação de PLA em diferentes contextos;
  • produção de materiais e recursos didáticos de PLA, presenciais e online;
  • ensino de tradução, culturas e literaturas de países de língua portuguesa;
  • políticas e iniciativas de promoção, projeção e difusão do português e de culturas dos países de língua portuguesa;

[1] ELLIOT, L.; JUDD, E. L.; TAN, L.; WALBERG, H. J. (2001) Teaching additional languages. Genebra: International Academy of Education/International Bureau of Education. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000125455, acesso em 17/10/2019.

[2] cf. RETO, L. (2012) Potencial económico da língua portuguesa. Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/area-conhecer-exposicoes-virtuais/potencial-economico-inicio-dp2.html#.Xam89tJKit9; Lusofonia  – Indicadores socioeconómicos dos Países de Língua Portuguesa. Disponível em:

https://www.instituto-camoes.pt/sobre/publicacoes/outras-publicacoes/indicadores-socioeconomicos-dos-paises-de-lingua-portuguesa-2, acesso em 17/10/2019.

EVENT WILL START IN
  • 00

    days

  • 00

    hours

  • 00

    minutes

  • 00

    seconds

Add to My Calendar 2022-05-04 12:00:00 2022-05-04 18:00:00 Europe/London Gather Event Theme Gather is a responsive event theme with many awesome features including add to my calendar feature. Awesome. huh? tockholm, Sweden CTHthemes cththemes@gmail.com

THE SCHEDULE

Inscrição dos participantes com apresentação

Até 20 de abril

Divulgação do programa 

maio

III SINEPLA 

24, 25 e 26 de junho

Fim de submissão de artigos para publicação 

31 de julho

Successful Marketing Strategy

by Carol Wood

12:30 PM

Predict the future with an old trick

by Cody Nesbit

03:00 PM

Topical/Industry Breakfasts

09:00 AM

Postcss: the future after Sass and Less

by Andrey Sitnik

10:00 AM

Stylish Slippy Maps: Creativity With Cartocss

by Aurelia Moser

12:00 PM

The Missing Slice

by Lea Verou

11:00 AM

Dragging WordPress Core Css Into The 2000s

by Michael Mifsud

02:00 PM

Workshops & Vote of Thanks

03:00 PM

WHAT TO EXPECT

One great night

We’re honoured to have 4 amazing industry experts Mike Kus, Jeremy Keith, Robin Christopherson and Sarah Parmenter!

Location

We’re honoured to have 4 amazing industry experts Mike Kus, Jeremy Keith, Robin Christopherson and Sarah Parmenter!

Free food and drink!

We’re honoured to have 4 amazing industry experts Mike Kus, Jeremy Keith, Robin Christopherson and Sarah Parmenter!

Accommodation

We’re honoured to have 4 amazing industry experts Mike Kus, Jeremy Keith, Robin Christopherson and Sarah Parmenter!

WHAT PEOPLE SAYS

They love it. Read what the previous attendees had to say!

Where to stay

Finding a good hotel can be tricky. So here are some of our favorite hotels nearby event location

hotel_1

First Hotel Reisen

From $90 per night

Visit Website

hotel_2

Hotell Kung Carl

From $120 per night

Visit Website

hotel_3

Radisson Blu Waterfront Hotel

From $45 per night

Visit Website

PRICING

Choose your favorite pass for the event.

Silver Pass
$49
  • Regular Seating
  • Free Snacks
  • Custom Swags
  • Certificate

Choose Silver Pass

Gold Pass
$99
  • Front Seating
  • Free Coffee / Snacks
  • Free T-Shirt
  • Custom Swags

Choose Gold Pass

Vip Pass
$149
  • VIP Seating
  • Buffet Lunch
  • Free T-Shirt
  • Crumpler Backpack

Choose VIP Pass

Frequently Asked Questions
How can I get to the venue?

The map and Contact details are listed within the contact information.You will also receive a confirmation email with location map.

What about accommodation?

The cost of the hotel accommodation and travel is not included in the event fee. For corporate accommodation rate, please contact us directly.

What payment types do you accept?

All payments are processed via PayPal. You may also pay at the time of event. But please reserve your seat by contacting us directly.

Can I get a refund on my tickets?

All tickets are non-refundable unless the event is cancelled by us, in which case we will always make a full refund.

OUR SPONSORS

Event is supported by easily recognisable companies and products which we use everyday.

GET DIRECTIONS

Fill the form below to get directions to our event location

Enter Direction from and Travel Mode from the left form to see directions.

location-icon

ADDRESS

Level 5, Meet n Party,

Barnhusgatan 7 b,

125 Stockholm, Sweden

Time: 10:30 AM to 3:30 PM

email-icon

CONTACT

gather@eventwebsite.com

sponsor@thisevent.com

+1 400 253 1800

+33 230 58 5420

SEND US A MESSAGE

If you have any questions about the event, please contact us directly. We will respond for sure.






    LETS GATHER TOGETHER

    JOIN THE CONFERENCE

    back to top