Inocência Mata

 

Doutora em Letras pela Universidade de Lisboa, com pós-doutoramento em Estudos em Estudos Pós-coloniais (Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization, Universidade de Califórnia, Berkeley).

Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) na Área de Literaturas, Artes e Culturas e membro do Centro de Estudos Comparatistas (CEC/FLUL), foi recentemente professora visitante na Universidade de Macau, onde foi deputy headdo Departamento de Português e directora do Centro de Estudos Luso-Asiáticos.

É membro de associações de especialidade, tais como a Associação Portuguesa de Literatura Comparada, a Association pour L’Étude des Literatures Africaines (APELA, França), a Associação Internacional de Estudos Africanos (AFROLIC, Brasil) e a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILP-csh), sendo membro fundador da União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe (UNEAS), sócia honorária da Associação de Escritores Angolanos (UEA), Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa – Classe de Letras, Académica Correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa e Membro Correspondente da Academia Angolana de Letras.

vc_column]

 

Professora convidada de muitas universidades, nacionais e estrangeiras, tem colaboração dispersa em jornais e revistas da especialidade e é autora de livros de ensaios na área de literaturas em português e estudos culturais e pós-coloniais.

 

PRÉMIOS:

 

Já foi distinguida com vários prémios:

sendo os últimos o PRÉMIO FEMINA (2015)

“Diploma de Mérito” em reconhecimento dos seus préstimos na promoção da ilha do Príncipe no mundo, pelo Governo Regional do Príncipe (2018)

Prémio LUSOFONIA/Educação (2019)

Doutoramento Honoris Causa (2019), pelo Cypress International Institute University (Lilongwe, Malawi).

 

Em 2021 foi considerada, pela AILP-csh, uma das Mulheres Cientistas Sociais Que Inspiram.

back to top